Postado nas Categorias | Ciência, Eletricidade e Magnetismo, Física, Moderna

COMO FUNCIONA O DETECTOR DE METAIS?

airport-security-detector1



Direto ao ponto. Pois bem, para entender os detectores de metais é preciso saber um pouco sobre o campo magnético, isso mesmo, aquele fenômeno que está por trás dos imãs.

Bom, o campo magnético é formado devido ao movimento do(s) elétron(s). Porém, quando há um campo magnético, o mesmo faz com que um elétron, de outro material e não deste que está proporcionando o campo, sofra uma perturbação no seu movimento. Vale a pena frisar que tudo que existe tem campo magnético, porém uns com maiores intensidades que os outros. Tudo? Por quê? Porque nos átomos há elétrons e estes estão em constante movimento. E como tudo é formado de átomos, concluímos que tudo, até você leitor, possui um campo magnético.

Resumo: o campo magnético (aquele que faz o imã grudar em um metal) altera o movimento dos elétrons da mesma maneira que o movimento dos elétrons gera um campo magnético. E os metais são mais sensíveis a essa variação do campo magnético, por isso o imã gruda no metal com facilidade.

Agora voltando ao detector de metais: o detector gera um campo magnético que quando se aproxima de um metal, perturba o movimento dos elétrons do mesmo, fazendo com que os elétrons que compõem o metal gerem outro campo magnético. E é essa variação entre os campos magnéticos que são detectados pelo detector de metais.

Agora você me pergunta: já que nós também temos elétrons e o campo altera o seu movimento, porque o aparelho não apita quando eu passo por ele? Acontece que o detector de metais tem um limite de operação que não detecta o baixíssimo campo gerado pelo corpo humano.

Video em ingles, mas bem interessante.

Diego Galeano
Maísa Caldas

Related Posts with Thumbnails

18 Comentários para este artigo

  1. Elias Escreveu:
    Ótimo cara… uhauhauhauhuahuha
    Interessantíssimo.
  2. tais Escreveu:
    tem que fazer o que para uma porta nao detecar um metal?
  3. edna e marcia Escreveu:
    cara esse negocio e muito doido mais me salvou na escola graças a esse artigo
  4. edi Escreveu:
    Na verdade tenho uma pergunta: No caso de uma porta detectora de metais, se eu
    pegar um metal pequeno, o envolver em um recipiente com agua. O mesmo sera identificado?
  5. erica Escreveu:
    gostaria de saber o se colocarum metal enrolado com ima se a maquina acusa o metal q esta embaixo
  6. lu Escreveu:
    como fazer para uma porta nao dectectar um metal
  7. leila Escreveu:
    gostaria de saber como fazer para uma porta naõ detectar o metal
  8. Diego Galeano Escreveu:
    Olá Leila,

    Ensinar como evitar que um detector de metais não detecte um metal pode trazer muito problemas de cunho social.

    Abraços

  9. Fernando Escreveu:
    Caro Diego,
    Parabéns pela iniciativa, mas a sua explicação está equivocada.
    Na realidadde, o metal quando se aproxima do campo magnético gerado pelo detector gera uma reação,que pode ser repulsão ou atração, das linhas de campo.Isso vai depender do tipo de metal que está passando: Ferrosos são materiais de alta condutibilidade e magnéticos(atraídos pelo ímã), e são os mais fáceis de serem detectados.Não-Ferrosos são mais difíceis,pois são somente condutíveis e não-magnéticos.Ex: Alumínio,Cobre,Latão,Aço-Inoxidável.
    O corpo humano também perturba o campo magnético,mas não pelos pequenos campos magnéticos existente nele, e sim pela condutividade da água,sais e ferro presentes em nosso organismo.
    Os detectores de metais não detectam o corpo pois toda perturbação do campo magnético ocorre em uma determinada fase e frequência.Dessa maneira,os detectores de metais são ajustados para “mascarar” essa interferência.
    Quanto á enganar o detector, só há um jeito: subornar o responsável pelo destravamento da porta.
  10. Diego Galeano Escreveu:
    Caro Fernando,

    O que você explicou está de acordo com tudo o que disse no texto, a diferença é que fiz uma transposição ditatica, não frisando o tipo de reação ao campo de determinados materiais, ferromagnetico, paramegnetico, antiferromagnetico, etc.

    “Na realidadde, o metal quando se aproxima do campo magnético gerado pelo detector gera uma reação,que pode ser repulsão ou atração, das linhas de campo”

    “Porém, quando há um campo magnético, o mesmo faz com que um elétron, de outro material e não deste que está proporcionando o campo, sofra uma perturbação no seu movimento. ”

    Exatamente o que eu disse, pois é sabido que um campo magnetico externo pertuba o momento de spin de um material, essa pertubação pode geral um campo magnético.

    “Os detectores de metais não detectam o corpo pois toda perturbação do campo magnético ocorre em uma determinada fase e frequência.Dessa maneira,os detectores de metais são ajustados para “mascarar” essa interferência.”

    ” Acontece que o detector de metais tem um limite de operação que não detecta o baixíssimo campo gerado pelo corpo humano. ”

    Muito obrigado por participar conosco.
    Aproveite e comente em outra matérias!

  11. paula silva Escreveu:
    de que adianta saber como funciona se não há possibilidade de enganar o detector??? pago r$5.000,00 pra quem me responder como fazê-lo.
  12. Diego Galeano Escreveu:
    Olá Paula,

    Mesmo se existisse um meio de enganar o detector de metais, não o ensinaria, pois essa não é nossa proposta e poderia trazer muitos problemas a sociedade. Além de ser ilegal.

    Abraços

  13. Thalita Escreveu:
    Bom dia Diego e Fernando

    Sem querer descordar de vocês aconteceu um fato comigo que apitei em um portal desses ai , sem ter nada de ilegal como vcs me explicam isso.
    No fato eu está desnuda , ao passar no detector , passei um vez na volta ele apito , passei a segunda não apitou nem na ida e nem na volta, passsei a terceira vez na volta eu apitei( gostaria de saber o que faz um detector apitar ) pois não estava com nada ilegal foi até traumatizante pois nauun pude adentrar no local

  14. Diego Galeano Escreveu:
    Thalita,

    Provavelmente você estava com algum objeto de metal: moeda, chave, celular, etc.
    ou então o equipamento não estava com a manutenção em dia e acusava para qualquer coisa que passava.
    Se você já sofreu algum tipo de fratura que foi necessario colocar algum tipo de metal no seu corpo (os famosos “pinos”), o aparelho também acusa.

    abraços

  15. Marcos Escreveu:
    gostaria de saber o que fazer ou qual material usar para atrair materiaia nao ferrosos
  16. felipe Escreveu:
    gostaria de saber se eu abrangir em um metal fosforo ou potassio eu baixaria a densidades de eletrons e diminuirei a frequencia dos eletrons?
    e o detector nao pegaria pq qnd entramos em algum lugar q obtenha esass portas eu tenho pino na perna esquerda e fiko muito irritado qnd tem essas portas
  17. marli Escreveu:
    OLÁ GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE MATERIAL,OU O QUE NÃO APRESENTA O METAL NOS BANQUINHOS DETECTORES DE METAL
  18. Carlos Ferreira Escreveu:
    Trabalho em um local onde é proibido a entrada de celulares, mais algumas pessoas enrolam o aparelho em um papel extreche e fita adesiva e o detector não o acusa, você poderia me explicar o porque dele não acusar?

1 Trackbacks para o artigo

  1. Por que o imã atrai outros objetos? | CurioFísica Escreveu:
    [...] Como funciona o detector de metais? [...]

Deixe sua opinião, participe